Aula de violão para iniciantes: aprendendo a fazer música para os ouvidos

Aprender a tocar um instrumento pode ser o grande sonho de alguém, por isso escolas como a Milena Malzoni - Dance Center oferecem aula de violão para iniciantes. Não existe um “tarde demais” para começar a aprender, por isso é importante escolher uma escola que ensine desde crianças até idosos, com metodologias apropriadas e que contemplem a todos.

Conheça mais sobre os benefícios da música e como começar a aprender a tocar violão, com aula de violão para iniciantes.

Como é feita a aula de violão para iniciantes?

O primeiro passo na aula de violão para iniciantes é a matrícula. Isso mesmo, muitas vezes existe uma vontade muito grande de aprender a tocar um instrumento, mas por razões diversas ela não consegue tomar a atitude de se inscrever.

Existe um estigma muito grande sobre começar a aprender algo do zero. O centro de dança e música Milena Malzoni oferece aulas para crianças, adolescentes e adultos, adaptando cada aula para a faixa etária e para o aluno, respeitando o ritmo dele de aprendizado e o ritmo musical também.

A aula de violão para iniciantes é planejada para se obter o máximo proveito e a maior evolução possível, mantendo o aluno dentro de um ambiente confortável e com instrumentos modernos. O processo de aprendizado depende somente do ritmo que o estudante de música escolhe para si mesmo, afinal, é tudo uma questão de ritmo.

Os benefícios das música para a saúde

Seja ouvir ou tocar, a música traz diversos benefícios para a saúde humana, aumentando o bem-estar de corpo e mente. Algumas das melhoras acarretadas pela presença da música no dia-a-dia (através de rádio, celular, televisão, aula de violão para iniciantes…):

estresse e depressão: existem estudos que apontam resultados positivos no tratamento de depressão e estresse com música, reduzindo gradativamente ambos com o auxílio de ritmos e composições tranquilizadoras;

felicidade: por funcionar em toda a questão fisiológica do corpo, a música também auxilia no alto astral e felicidade;

insônia: algumas composições de música clássica e erudita podem aliviar sintomas de insônia, pois o ritmo calmo e as cadências funcionam em ritmos que relaxam a mente e, por consequência, o corpo;

apetite: pesquisas realizadas pela Georgia Tech University demonstraram que ao colocar músicas suaves e luzes menos intensas, as pessoas presentes nos testes passar a desfrutar melhor da refeição;

concentração: existem músicas que podem auxiliar no desempenho cognitivo ao realizar tarefas complexas e exames acadêmicos. Além do mais, estudar música e fazer aula de violão para iniciantes pode auxiliar na coordenação motora e na capacidade de focar;

vínculos afetivos: assim como músicas podem marcar momentos da vida, ela também pode fortalecer vínculos afetivos. Quando uma mãe (ou pai) canta ou cantarola para o bebê, ele consegue memorizar a voz e se apegar ao som dela com maior afinco, fortalecendo o vínculo já estabelecido desde a gestação;

memória auditiva: muitas memórias podem ser estimuladas e trazidas à tona pela música, visto que o ser humano possui a capacidade de reter memórias sonoras. Logo, algumas músicas se tornam marcantes o suficiente para se tornarem parte importante da memória naquele momento específico;

estudos: composições podem auxiliar no aprendizado de outros idiomas. É comprovado cientificamente que fãs de determinados estrangeiros aprendem idiomas com maior facilidade, pois ouvir música e pesquisar traduções são formas eficientes de estudo;

Um contato direto com a música pode ser através de instrumentos, especificamente tocando instrumentos. Para isso, aula de violão para iniciantes funcionaria como a porta de entrada para um mundo de ritmos, oitavas e cadências que fazem bem para a saúde física e psicológica.

Como começar a aprender a tocar violão?

A primeira dica para começar a aprender a tocar violão é simples: conheça o instrumento. Não precisa conhecer o som exato das notas ou como tocar, afinal, você vai aprender com o tempo. O crucial é entender a estrutura do violão, desde as tarrachas para afinação até o cavalete

Conhecendo o violão, agora deve-se escolher as melhores cordas. Na aula de violão para iniciantes indica-se cordas de nylon, mas se preferir as de aço, basta trocar as que já estão no instrumento. Existem instrumentos com valores partindo de R$200 e as cordas também o preço, começando por R$15 em lojas online.

Aprenda a como segurar o violão, levando em consideração o posicionamento dele e qual mão você vai usar. Nem sempre ser destro ou canhoto tem muito significado, pois o processo de escrever e tocar um instrumento são muito diferentes, pedem por movimentos que não se assemelham. Descubra qual sua mão dominante neste caso e treine.

A partir do momento em que começa a aprender cifras e acordes básicos, o aluno passa a entender o posicionamento dos dedos no braço do violão, aprendendo também que cada digital significa um número.

O importante no aprendizado da música e na aula de violão para iniciantes é não desistir, ter vontade de aprender mais a cada dia e amor pela música que estará fazendo, até mesmo as primeiras notas básicas.

Entre em contato com o Milena Malzoni - Dance Center para maiores informações sobre o valor das aulas e outros cursos disponíveis.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp